No dia 27/5, foi realizada a solenidade de formatura de 15 servidores da Fiocruz no Doutorado Profissional em Saúde Pública. O evento ocorreu no auditório do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) e reuniu formandos, familiares, professores e lideranças da instituição.
O diretor executivo Juliano Lima, que no ato representou o presidente Mario Moreira, destacou em seu pronunciamento a dedicação de cada servidor no doutoramento e o esforço institucional na valorização das carreiras e qualificação de seus servidores. “Vocês são parte de um plano. O Brasil tem uma dívida com o seu povo. O que foi gestado em boa medida pela Fiocruz, para que a saúde fosse um direito de todos e o dever do Estado, é inconclusa. O desafio é muito grande, a demanda para a Fiocruz é muito grande. Contamos com o retorno desse investimento em vocês”, afirmou o diretor.
A turma intitulada Idê Gomes Dantas Gurgel, em homenagem à professora e pesquisadora da Fiocruz PE, contou com o apoio institucional da Escola Corporativa por meio do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG).
Durante a solenidade, a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Andréa da Luz, lembrou que o doutorado é resultado da parceria com a Escola Corporativa, uma área da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe). “Esta solenidade de formatura é fruto da parceria entre a Escola Corporativa/Cogepe e Programa de Pós-graduação em Saúde Pública do IAM. Essa iniciativa resulto na valorização de servidores que atuam na área de Gestão”.
“Estou feliz por cada um de vocês e estou feliz pela Fiocruz. É reponsabilidade institucional qualificar os nossos quadros”, reforçou a coordenadora-geral de Educação, Eduarda Cesse.
A educação corporativa atua no desenvolvimento dos servidores em temáticas estratégicas para a organização e na valorização de carreiras. Além de custear a turma de doutorado, a Escola Corporativa acompanhou o processo de aprendizagem, garantindo sua aderência às estratégias da Fiocruz. O doutorado teve início em setembro de 2020 e foi encerrado em fevereiro de 2025. Dos 15 servidores, 12 já defenderam suas teses e outros três farão suas defesas ainda no primeiro semestre deste ano.
“A formação de 15 novos doutores da área de Gestão da Fiocruz dá início a uma nova etapa com a formação de massa crítica, juntamente com a Escola Corporativa, para alavancar os processos de gestão estratégica na instituição, ao passo que retroalimenta a sustentabilidade futura do programa com os novos doutores parceiros para o desenvolvimento de pesquisa aplicada ao equacionamento de problemas complexos inerentes ao setor saúde”, afirmou o coordenador do curso, Garibaldi Gurgel.
Além de Juliano Lima, Andréa da Luz, Eduarda Cesse e Garibaldi Gurgel, compuseram a mesa de abertura o diretor do IAM, Pedro Miguel dos Santos Neto; a vice-diretora de Ensino e Informação Científica da Fiocruz PE, Sheilla Oliveira; a paraninfa da turma, Idê Gurgel; e a vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública – Profissional, Sydia Oliveira, homenageada como patronesse da turma.
Confira a lista dos formandos que já defenderam suas teses e o título de suas pesquisas:
-
-
Ana Cláudia de Andrade Souza Leão (IAM)
-
O Modelo de Gestão e Governança de uma instituição pública de Ciência e Tecnologia em Saúde: o caso do Instituto Aggeu Magalhães
-
-
Beatris Camila Duqueviz (Presidência)
-
O Programa Mulheres e Meninas na Ciência na Fiocruz: trajetória e desafios
-
-
Cássia Dias Pereira (Presidência)
-
Plataformas Tecnológicas: proposta de modelo de gestão de equipamentos para pesquisa na Fiocruz
-
-
Daniela Garcês Viana Lopes (Gereb)
-
Racismo e produção do conhecimento em Saúde Pública: um estudo de
caso da trajetória e a participação de negros e negras na Fiocruz Brasília
-
-
Ernane Dantas Novaes (IGM)
-
Governança de redes de serviços e ações para o enfrentamento da pandemia de covid-19 no estado da Bahia
-
-
Gabriel Avancini Moreno (Ensp)
-
Gestão dos riscos da terceirização de serviços de apoio administrativo: proposta para uma instituição pública de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde
-
-
Gabriel Maia Veloso (Gereb)
-
Metodologias ativas na formação de profissionais do SUS: um estudo de caso na perspectiva da tradução do conhecimento
-
-
Ivandro Bernardo de Santana Júnior (IAM)
-
Diretrizes gerais para a estruturação de um ambiente de ciência de dados em uma instituição pública de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde
-
-
Luiz Antônio de Assis Ferreira (Cogepe)
-
Influência das redes organizacionais no desempenho de instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação em saúde: estudo de caso da rede de Vigilância Genômica Fiocruz
-
-
Marco Antônio Cavalcanti Batista (IAM)
-
Gestão de riscos em processos de aquisição de equipamentos para pesquisa científica: um estudo em instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde
-
-
Maria Fabiana Coutinho Marcal (IAM)
-
Gestão de instalações e os fatores críticos dos contratos de facilities em órgãos públicos federais do Brasil
-
-
Mariana Borges Medeiros (Presidência)
-
Avaliação do Programa Inova Fiocruz: contribuições e desafios para a inovação em Saúde Pública

