Seminários do Mestrado Profissional em Política e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação abordam governança, saúde e inovação

 Curso é realizado em parceria com a Escola Corporativa Fiocruz

Governança, saúde e inovação foram os principais temas abordados na Disciplina Seminários Profissionais I da 9a turma do Mestrado Profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, parceria entre a Escola Corporativa Fiocruz e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), nos meses de maio e junho de 2023.

A disciplina propôs o oferecimento de um conjunto de palestras ministradas por profissionais da gestão da Fiocruz para promover discussões e reflexões coletivas em sala de aula, mediante a identificação de questões atualizadas levantadas nos ambientes de trabalho, com cases, promovendo, assim, um aprofundamento do conhecimento dos discentes na área de gestão da instituição e seus principais desafios, tanto para o presente quanto para o futuro.

O primeiro seminário tratou a temática Parcerias Tecnológicas na Saúde Pública: Fundamentos Teóricos, Evolução Política, Aspectos Técnicos e Novas Perspectivas Jurídicas, ministrado pelo Chefe do Serviço de Contratos da Cogead, Paulo Villas Bôas, egresso do Mestrado Profissional em Administração Pública, realizado por meio da parceria entre a Escola Corporativa e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O segundo abordou a Avaliação de Impacto: a Fiocruz no enfrentamento da Covid-19, por meio das coordenadoras do Projeto de Avaliação de Impacto da Covid-19 na Fiocruz, Paula Xavier dos Santos, e a analista de gestão em saúde, que atua no gabinete da Presidência da Fiocruz, Mariana Borges Medeiros.

Já o terceiro seminário focou no tema Governança Pública e Colaboração: uma alternativa frente a problemas públicos complexos, apresentado pelo analista de Gestão da Escola Corporativa Fiocruz, Plínio dos Santos Souza, que também defendeu a dissertação pelo mestrado profissional oferecido pela parceria FGV e Escola Corporativa. Ele explicou que a Governança Colaborativa tem se consolidado cada vez mais enquanto estratégia das organizações públicas frente a problemas públicos cada vez mais complexos, interdependentes, que desafiam o modelo burocrático tradicional hierárquico das instituições.

Para finalizar os Seminários Profissionais do primeiro semestre, a Coordenadora da Coordenação da Qualidade da Fiocruz (CQuali), Renata Almeida, explanou sobre os Novos Modelos de Organização e Gestão da Pesquisa: estudo de caso relacionado à estruturação e implementação do novo centro de pesquisa, inovação e vigilância em covid-19 e emergências sanitárias. Após a palestra, Renata, que esteve na coordenação da implantação do projeto do Centro de Pesquisa em Inovação, Vigilância em Covid-19 e Emergências Sanitárias da Fiocruz, acompanhou a turma na visita técnica à unidade.

Os discentes do curso consideraram muito relevantes os seminários, tanto para o meio acadêmico quanto para o profissional, como afirmou a coordenadora da área de Gestão de Pessoas do IFF/Fiocruz (Instituto Fernandes Figueira), Verena Maciel Novaes Khazrik. A discente Fabíola Simões Ferrari, que atua como chefe do Serviço de Gestão de Contratos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), aproveitou para ressaltar o conhecimento sobre o penúltimo seminário. “O Plínio abordou com facilidade o tema da Governança Pública uma temática amplamente disseminada, mas que guarda um grau de abstração e de múltiplos sentidos (significados)”, relatou.

Assim, os seminários profissionais, de um modo geral, correlacionaram temas atuais trabalhados dentro e fora da instituição, associando a parte prática à teórica. Houve discussão das propostas de intervenção envolvendo a gestão da Fiocruz, também trazidas pelos discentes, e abordando outros temas, como marco legal da ciência, tecnologia, inovação, gestão de pessoas, saúde, ambiente, sustentabilidade, governança e planejamento estratégico na Fiocruz.

Esses foram resultados da parceria entre a Escola Corporativa e a Ensp – que têm contribuído para o fortalecimento do aprendizado em rede, da gestão, da articulação dos profissionais e dirigentes das áreas para a disseminação de conhecimento. Nesse semestre estão programados novos seminários profissionais acerca de outros temas relevantes para a instituição, como por exemplo, a política de equidade étnico-racial e de gênero da Fiocruz bem como seus desafios. Confira algumas imagens dos seminários profissionais na Galeria.

Por Erika Blaudt

Escola Corporativa Fiocruz
Av. Brasil, 4.036, Sala 205, Campus Maré
Rio de Janeiro – RJ | CEP: 21040-361

Telefones: (21) 3882-9181 | (21) 3282-9182

E-mail: escolacorporativa@fiocruz.br