
Na terça-feira (16), a Escola Corporativa Fiocruz (ECF) lançou o Programa de Integração de Novos Servidores, pensado para acolher os profissionais recém-chegados à instituição pelo concurso de 2023 e apoiá-los na compreensão ampla da realidade institucional da Fiocruz.
O lançamento aconteceu durante a Semana de Integração de Novos Servidores e marca o início de um ciclo de seis meses de atividades. O Programa foi apresentado por Carla Kaufmann, coordenadora da ECF, que destacou seu objetivo principal:
“O Programa visa promover a integração dos novos servidores, oferecendo uma visão abrangente da Fiocruz — seu papel estratégico para a sociedade brasileira, seu protagonismo na construção de políticas públicas, sua participação em fóruns multilaterais e sua atuação no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).”
Durante sua apresentação, Carla reforçou que a Escola Corporativa promove o desenvolvimento contínuo de pessoas por meio de programas alinhados às diretrizes institucionais e construídos em parceria com as lideranças das diversas áreas.
“Vocês já começam sua trajetória participando de um programa especialmente elaborado para acolhê-los, construído de forma colaborativa pela Escola Corporativa, pela direção da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe), pela Diretoria Executiva e pelas lideranças da instituição: o Programa de Integração de Novos Servidores. Esta Semana de Integração é parte deste Programa”, explicou Carla.
Estrutura do Programa
O Programa é composto por:
- Semana de Integração – Realizada de 16 a 19 de setembro, no campus Manguinhos, a Semana de Integração proporcionou o encontro e interação dos novos servidores, além de apresentar temas fundamentais para a Fiocruz, como História da Fundação, modelo de Governança, Gestão de Pessoas, Equidade, Diversidade, Inclusão e Ações Afirmativas.
Durante a Semana, também ocorreu a solenidade magna com o presidente Mario Moreira, que deu boas-vindas aos novos servidores e abordou o contexto atual e os desafios da Fiocruz.
A programação incluiu atividades no Museu da Vida — visita ao Castelo e à Cavalariça, passeio de trenzinho e apresentações teatrais — além da Caminhada do Circuito Saudável, que permitiu aos servidores conhecer iniciativas de promoção da saúde e do bem-estar.
Jornada do Conhecimento – As palestras realizadas durante a Semana de Integração marcaram o início da Jornada do Conhecimento, que se estenderá ao longo de seis meses.
Os servidores poderão participar de uma série de encontros temáticos do Programa – alguns voltados a todos os servidores e outros direcionados a perfis ou áreas específicas – em formatos presenciais, virtuais e híbridos.
A agenda de encontros será divulgada e atualizada na Comunidade de Aprendizagem do Programa.
Comunidade de Aprendizagem – É o espaço on-line criado para apoiar os novos servidores ao longo do período de integração. Pensada como um ambiente de acolhimento e desenvolvimento contínuo, a comunidade facilita o acesso a informações essenciais para a ambientação na Fiocruz.
Os conteúdos estão organizados por temas estratégicos e incluem orientações sobre políticas institucionais, sugestões de leitura, vídeos e cursos autoinstrucionais. O objetivo é oferecer recursos que ampliem o conhecimento, estimulem a reflexão e incentivem o protagonismo de cada servidor no seu processo de aprendizagem.
Os novos servidores e servidoras estão recebendo, desde segunda-feira (22), o link de acesso à Comunidade de Aprendizagem. Para acessar, é necessário já ter o e-mail institucional ativo.

Clique aqui para acessar a cobertura completa da Semana de Integração de Novos Servidores.
