A Escola Corporativa Fiocruz, em parceria com a Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico (Cogeplan), lançou nesta semana três Percursos de Aprendizagem voltados ao desenvolvimento da competência Planejamento. Os Percursos são destinados aos trabalhadores que atuam com planejamento institucional — público-alvo do Programa de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do Sistema Integrado de Planejamento.
Criado em 2020, o Programa oferece, de forma contínua, ações voltadas ao aprimoramento de competências estratégicas. Foram mapeadas quatro competências para a área: transformação digital, planejamento, gestão de cooperação técnica nacional e gestão da informação. Cada uma delas se desdobra em um conjunto de conhecimentos e comportamentos a serem desenvolvidos ao longo do tempo.
“O fato de o Programa ser contínuo e os percursos, flexíveis, é uma grande vantagem, já que, no Planejamento, estamos em constante atualização. A Comunidade Virtual do Programa reúne todos os documentos de referência para o planejamento institucional e oferece ferramentas para o desenvolvimento permanente. Por isso, fica o convite para que todos conheçam e participem dela”, diz Ana Cláudia Penna, coordenadora de Planejamento.
Acesse agora
Clique aqui para acessar a Comunidade Virtual do PDP – Sistema Integrado de Planejamento e os percursos recém-lançados. Se você ainda não faz parte, inscreva-se agora mesmo. Chave de acesso: PLAN2020
Conheça os percursos
Os Percursos contribuem para o desenvolvimento da competência Planejamento, fortalecendo o desempenho institucional e ampliando os resultados da organização por meio da modelagem de ações integradas com participação ativa, análise de contexto, elaboração de cenários de futuro e construção de planos de ação. São eles:
- Planejamento e Gestão Estratégica
Esse percurso aborda o planejamento estratégico em organizações públicas, a inovação no setor público e disponibiliza guias e manuais essenciais para os profissionais que atuam na área de planejamento da Fiocruz.
Entre as atividades destacam-se:
- O cursoPlanejamento Estratégico para Organizações Públicas, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap);
- Mapa Estratégico Fiocruz.
- Macroprocessos institucionais
Esse percurso trata da gestão de processos e da gestão da mudança.
Entre os conteúdos disponíveis, estão:
- O vídeo Dúvidas comuns sobre Cadeia de Valor;
- O curso Introdução à Gestão de Processos, também da Enap.
- Monitoramento e Avaliação
Esse é o terceiro percurso vinculado à competência Planejamento.
Entre os materiais, destacam-se:
- O texto Elaboração de Indicadores Institucionais;
- O vídeo Como definir metas.
O analista de programas de desenvolvimento da EscolaCorporativa, José Payá, explicou que os percursos foram desenhados a partir de diálogos com o coordenador da Cogeplan, Fábio Lamin, e com outros profissionais da Coordenação. O objetivo é oferecer, aos que estão ingressando na área, uma base sólida sobre o planejamento institucional e, aos profissionais mais experientes, ferramentas que favoreçam o aprofundamento técnico e a reflexão crítica.
“Os Percursos vão proporcionar, aos servidores, o acesso a conteúdos que ajudam a entender como funciona a área e de que forma ela se articula com o planejamento do Governo Federal. Neles, é possível encontrar documentos de referência para o planejamento das unidades, informações sobre os processos da Fiocruz, a cadeia de valor, entre muitos outros temas. Já para os profissionais com mais tempo de casa, os percursos promovem o uso dos instrumentos formais de planejamento”, detalhou.
O que são Percursos de Aprendizagem?
Percursos de Aprendizagem são estratégias de autodesenvolvimento que reúnem conteúdos selecionados – como cursos, vídeos, textos, guias, entre outros – voltados ao desenvolvimento de competências.
Eles são flexíveis, não possuem um tempo determinado para início ou conclusão e permitem que cada profissional escolha o trajeto mais adequado às suas necessidades e interesses. Além disso, os conteúdos são atualizados continuamente.