
Nesta semana, o artigo Wicked problems e contextos turbulentos: a administração pública em xeque, assinado por Plínio Souza, analista de gestão da Escola Corporativa Fiocruz, e Josiel Valadares, professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi publicado no blog do Fausto Macedo no Estadão.
A publicação, resultado da pesquisa de Plinio no doutorado em Administração na UFV, apresenta o termo wicked problems, cunhado na década de 70, e aplicado para descrever desafios que fogem às soluções tradicionais. No artigo, os autores alertam para a complexidade de gestores e formuladores de políticas públicas encontrarem soluções para problemas que não seguem uma lógica linear de causa e efeito e que possuem múltiplas causas, dificultando o seu desmembramento para solução.
“Mais do que nunca, as lideranças precisam ser articuladoras para estabelecer parcerias com diversos atores em busca de solução. A pandemia de covid-19 é um exemplo. Tratou-se de um problema complexo que demandou a colaboração e a articulação de múltiplos atores. Não há soluções simples para problemas complexos”, destaca Plinio.
Além de discorrer sobre o papel das lideranças em contextos turbulentos, o artigo discorre sobre a turbulência como novo normal e o desenvolvimento das capacidades organizacionais para enfrentar esse cenário. Acesse o artigo aqui.